segunda-feira, 8 de junho de 2009

JFM


No já longínquo dia 26 de Junho de 2002 uma série de jovens da paróquia de Folgosa juntaram-se para fazer renascer o Grupo de Jovens. 7 anos passados foram muitos os jovens que fizeram parte do JFM e foram muitas e variadas também as actividades levadas a cabo pelo Grupo.

Actualmente o Grupo, que conta com 16 jovens, tem duas missões principais:
1. fazer os jovens crescer na fé, mantendo viva a espiritualidade católica que se começa a viver na catequese;
2. animar lúdica e culturalmente a paróquia.

Para que a primeira missão se efective são muito importantes os momentos de oração vividos em cada reunião, a preparação das missas mensais e também alguns eventos que o Grupo organiza como a Via Sacra viva, a oração do terço no mês de Maio ou a Consagração a Nossa Senhora em Dezembro.
É também muito importante para o crescimento do JFM na fé a sua integração no Missão J e na Vigararia de Jovens da Maia.
O Missão J é um movimento ligado aos Missionários Combonianos de que fazem parte vários grupos de jovens. Este movimento pretende incutir nos jovens o espírito missionário e, para isso, organiza duas actividades anuais: o Missão Jovem e a Marcha pela Paz, que pretendem mostrar um pouco do que é viver em missão e chamar à atenção para os conflitos e desrespeito pelos direitos humanos por todo o mundo.

A Vigararia de Jovens da Maia, que recentemente retomou funções, pretende congregar todos os grupos e movimentos de jovens da Maia e organizar actividades que permitam o convívio, a partilha de experiências e o amadurecimento na fé.

No que diz respeito à animação da paróquia, o JFM aposta no Churrasco anual habitualmente realizado em Julho, nas Férias Sénior para os maiores de 60 anos e eventos esporádicos como o Peddy-Paper, jogos de futebol, festas, etc.

Todas as actividades em que os jovens participam têm o condão de os fazer unir-se mais e mais pois cada actividade possibilita um espírito de camaradagem único e irrepetível, que só pessoas que passaram pelo JFM, ou por qualquer outro Grupo de Jovens semelhante, podem testemunhar.


Grupo de Jovens

Sem comentários:

Enviar um comentário