terça-feira, 2 de março de 2010

Encontro Taizé no Porto

Este ano 11 jovens da paróquia de Folgosa viveram um Carnaval diferente...
Desta vez não houve disfarce, não houve confetis... mas houve festa, houve encontro com Deus...

De 13 a 16 de Fevereiro realizou-se o Encontro Ibérico de Taizé no Porto. Foram cerca de 6000 jovens que participaram nesta iniciativa, vindos das mais diversas parte do país e do mundo.
Fomos acolhidos pela Paróquia da Maia, que cheia de entusiasmo tudo deu aos jovens, para que estes se sentissem em casa.

No dia 13, depois do acolhimento na Maia, o destino era o Dragão Caixa. Fomos presenteados com um concerto que animou e aqueceu os presentes, sim porque neste fim-de-semana esteve um friooooooooooooooo...
Depois do jantar (que estava bastante bom), realizou-se a oração. Os dias eram sempre culminados com oração no Dragão Caixa. Momentos únicos e indescritíveis. É bom ver que existem ainda muitos jovens que deixam as suas casas, os seus amigos, o seu Carnaval e se juntam com um propósito: o amor a Deus.
Terminada a oração era hora de voltar a casa, porque no domingo o despertador ia tocar cedinho!!

Dia 14, começamos com a Eucaristia na Igreja do Bom Despacho, na Maia, junto com a comunidade daquela paróquia. Depois de um pequeno lanche, era o momento de "estar alerta". O Grupo de Escuteiros preparou uma dinâmica para os jovens.
Mas a excitação do dia era a espera da hora de almoço. Porque os jovens que não dormiram numa família de acolhimento, iam ter a oportunidade de pelo menos almoçar com eles. E foi, sem dúvida, um almoço diferente, recheado de muito sabor e amor por aquelas famílias que abriram as suas casas a jovens desconhecidos. Um muito obrigado a todas as famílias que generosamente nos acolheram.
Durante a tarde muitos eram os workshops em que podíamos participar.
Ao final do dia, depois de uma jantarada, mais uma vez a oração com todos os jovens presentes no encontro. O ambiente que se criou com o pavilhão cheio de jovens foi memorável.

Dia 15, logo pela manhã participamos na oração na paróquia da Maia. Foi muito bom. O que vivemos na noite passada com 6000 jovens, vivemos nessa manhã com 150. Houve uma cumplicidade muito grande, foi muito acolhedor.
Depois da oração, fomos conhecer a Maia. Claro que nós já conhecíamos, mas os jovens de Espanha, Lisboa, Aveiro, etc que estavam acolhidos na Maia não conheciam. Visitamos a Câmara Municipal da Maia e o Fórum. Uma visita bastante interessante para todos.
A seguir ao almoço, o destino era a Igreja da Trindade onde participaríamos em mais uma oração. Mais uma vez, foi um momento muito intenso e de encontro com Deus.
Mais uma tarde dedicada a workshops. "Como no Haiti, onde está Deus?" foi a escolha dos jovens de Folgosa. Um workshop muito bom, que nos fez perceber que não vale a pena martirizarmos-nos com o que nos acontece, mas olhar em frente e pensar que se Deus escolheu este caminho para nós, é porque é certamente o melhor caminho.
Depois do jantar, vinha a última oração do encontro com todos os jovens. Em certo momento da oração cada jovem acendeu uma vela. Foi mágico o ambiente que se criou...

No dia 16, começamos a manhã com a oração na paróquia. Depois seguiu-se um momento de partilha e reflexão em pequenos grupos. Aquilo que parecia muito tempo, tornou-se muito pouco, tal foi a envolvência dos jovens. Foi uma manhã onde deixamos um pouco de nós a pessoas que provavelmente não voltaremos a ver.
A fome já se estava a sentir e já se ansiava o almoço partilhado com as famílias de acolhimento. Mais uma vez estas famílias encheram-nos de mimos de deliciaram a nossa barriga.

Este foi sem dúvida um Carnaval diferente! Onde Deus esteve sempre presente!

"Taizé, o que é para muitos uma simples região no Sul de França tornou-se para outros mais um motivo de oração, mais uma oportunidade de ouvir e espalhar Deus.

Foram muitas as línguas e dialectos que ouvi durante estes quatro dias, mas todos com uma única direcção, um único sentido, Deus.

Quatro dias repletos de animação, partilha e oração, um misturar de sensações positivas que nos faz crescer e viver à luz de Deus" - Carlos Azevedo.